top of page
Search

Exposição - Cosmogonia - Renata Dias Maciel

Updated: Aug 30, 2021


O universo de Renata Dias Maciel

Nascida em Goiânia em 1966, a artista frequenta em Bremen-Alemanha, em 1991, o Curso de Arte e Design Hoschule Für Künste Bremen.

Em Florianópolis/SC, a partir de 2012, participa de oficinas de gravuras, aplicando técnicas de xilografia, monotipia, linoleogravura, e em Santa Maria/RS do Curso de Estamparia Têxtil nas Artes Visuais.

Usa pintura em telas e cerâmica em pequenas e grandes dimensões, participando de exposições em diversas cidades.

Participa em feiras gráficas como expositora, em trabalhos com carimbos e pequenos formatos, e amplia sua atuação na constituição do Ateliê ReTina, organizando mostras contemporâneas e trocando experiências com atuações no Brasil e exterior.

Seu encantamento se dá no manuseio e aplicação de fios e linhas coloridos, ressaltando suas expressões em tecido e papel, em desdobrado cuidado e cor.

Busca, em seu percurso, seu método muito particular e colorido de compreensão do universo, expresso em xilografias e fios trançados de forma a contar histórias não lineares, como que ultrapassando a preocupação em deixar sua marca indelével.

Seres que se configuram, se pronunciam e se expõem, multiplicando-se num caminho de busca e êxtase. Figuras vindas da criação da vida se apresentam em incontáveis labirintos, num alumbramento frenético, em troca de natureza ora densa, ora líquida, com rastros marcantes do seu caminhar.

E para realçar essas alternâncias, delicados fios muito coloridos intensamente se entrelaçam aconchegando o frenesi. Assim parece, símbolos que agitam a mente da artista, libertos pelas cores, num dialeto imaginário e particular, bordados delicadamente sob papel.

Renata usa a potência e a delicadeza do bordado como forma de transbordo, de subversão à máxima de que o bordado é uma manifestação de submissão feminina.

Ressaltando seu mundo cosmogônico e único, torna-o tátil e sedutor à medida em que o transborda em cor.


Abertura: 02/10/2021

Visitação: 03/10 até 02/11

Local: Café del Mar - Florianópolis - SC

Apresentação e Curadoria: Eula Regina Maciel.

74 views

Recent Posts

See All
bottom of page