O universo de Renata Dias Maciel
Nascida em Goiânia em 1966, a artista frequenta em Bremen-Alemanha, em 1991, o Curso de Arte e Design Hoschule Für Künste Bremen.
Em Florianópolis/SC, a partir de 2012, participa de oficinas de gravuras, aplicando técnicas de xilografia, monotipia, linoleogravura, e em Santa Maria/RS do Curso de Estamparia Têxtil nas Artes Visuais.
Usa pintura em telas e cerâmica em pequenas e grandes dimensões, participando de exposições em diversas cidades.
Participa em feiras gráficas como expositora, em trabalhos com carimbos e pequenos formatos, e amplia sua atuação na constituição do Ateliê ReTina, organizando mostras contemporâneas e trocando experiências com atuações no Brasil e exterior.
Seu encantamento se dá no manuseio e aplicação de fios e linhas coloridos, ressaltando suas expressões em tecido e papel, em desdobrado cuidado e cor.
Busca, em seu percurso, seu método muito particular e colorido de compreensão do universo, expresso em xilografias e fios trançados de forma a contar histórias não lineares, como que ultrapassando a preocupação em deixar sua marca indelével.
Seres que se configuram, se pronunciam e se expõem, multiplicando-se num caminho de busca e êxtase. Figuras vindas da criação da vida se apresentam em incontáveis labirintos, num alumbramento frenético, em troca de natureza ora densa, ora líquida, com rastros marcantes do seu caminhar.
E para realçar essas alternâncias, delicados fios muito coloridos intensamente se entrelaçam aconchegando o frenesi. Assim parece, símbolos que agitam a mente da artista, libertos pelas cores, num dialeto imaginário e particular, bordados delicadamente sob papel.
Renata usa a potência e a delicadeza do bordado como forma de transbordo, de subversão à máxima de que o bordado é uma manifestação de submissão feminina.
Ressaltando seu mundo cosmogônico e único, torna-o tátil e sedutor à medida em que o transborda em cor.
Abertura: 02/10/2021
Visitação: 03/10 até 02/11
Local: Café del Mar - Florianópolis - SC
Apresentação e Curadoria: Eula Regina Maciel.
Comments